quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fazer organização de biblioteca você mesmo ou contratar pessoas ?

Mais informações sobre organização de bibliotecas: Bibliocantus

minha "fabrica de bibliocantos ecológicos"


 Se você tem paciência e tempo disponível pode organizar sua biblioteca com umas poucas orientações que vou te passar neste post. Se, por outro lado você "não tem saco" para pegar em livros poeirentos e ordenar por assunto, autor e título, então pode me chamar, eu trabalho com organização de bibliotecas particulares a mais de 5 anos. Não incorra porém no erro de pensar que alguém vai fazer o serviço que você não topou fazer por menos de 7 reais a unidade. Ui, o preço pode ficar realmente salgado, mas o trabalho é minuncioso e demorado se for levado a sério.




1- SISTEMA DE CATALOGAÇÂO: Você deve baixar da internet um sistema de catalogação gratuito. Tem o PHL, que atende bem para mono usuários(um computador só) e outros como o biblivre, que atende até quem queira colocar o acervo em rede de computadores ou na internet sem pagar por licenças. Tem outros sisteminhas também que você pode conseguir na internet.



=====================================

Você pode encomendar meus bibliocantos de madeira.
São bem mais em conta que os de ferro e ajudam a natureza.
 2-Decida qual tipo de catalogação vai ser melhor para você. a)Se você tiver poucos livros pode optar por catalogação básica e por ordem de chegada. Ui, isso pode não dar certo se você não gosta de utilizar o computador para encontrar coisas e se você não mantiver seu acervo catalogado e em dia. Voce vai depender muuuuito do computador para encontrar seus livros e ainda, deverá saber algum dado sobre o livro, tipo o nome do autor ou o título.Mas dá pra encontrar os livros facilmente Rudi? Dá sim. Só que tem que pegar livro por livro e digitar autor, titulo e assunto. b)Se você quer fazer o correto mesmo, então tem que catalogar por assunto, com numero de assunto e por numero de autor. Falei grego? Numero de assunto voce encontra numa tabela de assuntos chamada CDD, é a mais usada.(tem outras também, mas cuidado para não escolher uma tranqueira difícil de utilizar...o CDD é mais difundida e você encontra resumos dela e tals...)se quiser uma lista resumida de assunto pode entrar no meu site e lá vc vai ter uma CDD resumida com vários assuntos a escolher. (http://organizacaodebibliotecas.synthasite.com). Voce dá control F e digita o nome do assunto que quer pra ver se tem na tabela. Escolhe o numero e pronto, metade da etiqueta do livro tá resolvida. O numero do autor, você encontra quando baixa o programa da OCLC chamado Cutter e digita nele o ultimo sobrenome do autor. Dai o programa te dá um número do tipo S152 que você completa com uma letra do título(ou duas)ex. o livro chama "a Chama" e o autor tem este numero: S152 então vc acrescenta a letra C(desconsiderando artigos)de chama.ou ch. dai fica S152c ou S152ch. Porque voce colocaria duas letras? para evitar de ter um titulo de iniciais repetidas. Com este procedimento você tem por exemplo: um livro de romance ingles chamado "A chama", cujo numero de assunto é 823 e o numero cutter é S152c. Com esta numeração na etiqueta do livro você consegue encontra-lo facilmente no seu acervo.


Encomende : rudibike@gmail.com
 3-Mãos á obra. Catalogue todos os livros e já vá fazendo as etiquetas para colar nas lombadas.Você pode usar um rotulador eletrônico que faz sua etiqueta na hora e você ja cataloga o livro e cola a etiqueta no mesmo. Dai você ja pode ir organizando seus livros por assunto nas prateleiras. É claro que isto é o resumo das coisas que você vai ter que fazer para conseguir catalogar e organizar seus livros. Se você precisa de mais informações pode deixar suas duvidas que eu respondo conforme o possível.

 Abraço amigo do Bibliotecário Rudi Santos


Um comentário:

  1. Hey, gostou? Deixe seu comentário que eu escrevo mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir