quinta-feira, 10 de julho de 2014

perguntas e respostas que podem te ajudar.

Abaixo mensagem e resposta a uma colega que gentilmente permitiu a divulgação de suas perguntas.


Boa noite colega!


Tenho que elaborar um orçamento para organizar uma biblioteca pessoal de mais ou menos 3000 livros.
Seguindo algumas de tuas publicações no Blog senti a necessidade de perguntar ao meu cliente se desejava que a ordem respeitasse a classificação por assunto e autor, que demanda mais tempo e é financeiramente mais dispendioso,  ou apenas lista com o autor e o titulo de todos os seus livros que seriam ordenados por numero? Ou ainda os dois orçamentos? A resposta, claro, foi os dois orçamentos. Ele possui classe alta mas percebi na nossa conversa que repetiu mais de uma vez: quero organizar, depende do orçamento, ...
Caso escolha a organização através de lista com o autor e o titulo, de todos os seus livros que seriam ordenados por numero:
1) eu poderia utilizar catalogo usando apenas o sistema de arquivo de pastas do windows sem parecer demasiadamente simples?
2) o catalogo impresso poderia ser apenas planilha do Excel?
3) posso ter algum problema se ainda não tiver registrado meu serviço de Organização e estiver utilizando recibo impresso?
4) como posso etiquetar os livros sem Pergamum, Informa ou outro sistema de gerenciamento de Bibliotecas?





1) eu poderia utilizar catalogo usando apenas o sistema de arquivo de pastas do windows sem parecer demasiadamente simples?
Resposta Rudi: Não se importe com o que parece. vc tem que saber quanto tempo leva e dar valor ao seu trabalho.então pode sim fazer um excell e inclusive ordenar por titulo, autor assunto
(genérico, sem CDD, só com base no seu conhecimento geral pra não perder tempo)e ai sim, numerar os livros conforme o excell indique. ele vai ficar lfeliz e vc também. liste todos, ordene no excell e depois pegue um a um colocando a etiqueta com o numero que o excell indicou. de espaços de 50 em 50 entre os livros.assim,se entrar mais algum vc tem onde colocar. se entrar algum na posição depois do 50, sempre coloque no meio, (75, não 51) ..se entrar depois do 100, 125, sempre no meio do espaço vago para sempre ter onde colocar outro que entrar.as vezes isto ocorre na propria catalogação. aparece um livro que estava em uma gaveta qualuqer e te dão e vc tem que aloca-lo.
Colocar só pela ordem que está lá na estante também pode, mas fica meio incomodo pra nós bibliotecários. se vc s sente bem com isto eo cliente também, então sem problemas.

2) o catalogo impresso poderia ser apenas planilha do Excel?
Resposta Rudi: sim. sem problemas. tenho bibliotecas assim, com catalogo em excell.

3) posso ter algum problema se ainda não tiver registrado meu serviço de Organização e estiver utilizando recibo impresso?
Resposta Rudi:vc não vai ter nenhumproblema. se o cliente pedir nota fiscal arrange um amigo que tem e peça a ele e avise que o imposto quem paga é o cliente. se não pedir, se um recibo e não se preocupe. eu nunca tive nota fiscal e o governo me cobra imposto até pra respirar mesmo assim..rsss(no arroz. na eletricidade....) e convenhamos, aposentadoria é brincadeira netes pais, vc pode pagar sobre o teto que recebe o minimo.então faça uma previdencia privada ou invista em algo que te garanta o futuro se quiser pensar em aposentadoria.



4) como posso etiquetar os livros sem Pergamum, Informa ou outro sistema de gerenciamento de Bibliotecas?
Resposta Rudi:Voce pode usar o phl em vez do excell(procure na internet, baixe e use. mas agora preste atenção num conselho de amigo...vou falar bem grandão proce nunca esquecer e não perder seu trabalho e tempo: FAÇA BACKUP DO SEU TRABALHO TODOS..EU DISSE TODOS OS DIAS. E DEIXE O BACKUP EM ALGUM LUGAR QUE NÃO SEJA O MESMO APARELHO EM QUE A BASE DE DADOS ESTA(PENDRIVE, HD EXTERNO, OUTRO MICRO OU ALGO ASSIM) Este é o primeiro mandamento que recebi em cima do monte quando conversava com Deus sobre organizar bibliotecas particulares rsss.Os outros eu conto depois quando precisar...rsss. etiquetar sem sistema faça o seguinte. diga ao cliente que tem dua opções 1-ele compra uma rotuladora brother e vc faz etq numeradas e cola e depois cola fita magica por cima. 2- ele compra etq de bolinha e vc faz numeros caprichadinhos a mão e cola fita magica por cima. porque a fita magica? vc deve saber que as colas de etq. são uma m... então elas caem. contact dá muito trampo em cortar. dai vc usa fitamagica larga. dura uma vida e quando está velha seca e cai, não deixa residuos melequentos..rsss

espero ter ajudado e fique a vontade para mais duvidas.
Deus te abençoe em teu trabalho. Faça tudo com o coração e muito bem caprichado. de seu melhor e seu cliente vai te indicar para muitos outros.

abraço.
namastê


Nenhum comentário:

Postar um comentário